Hemograma (Não é necessário jejum)
É um exame realizado para a verificação da quantidade de células sanguíneas no corpo, plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos.
Colesterol (jejum mínimo de 8 horas e máximo de 12 horas)
Exame feito para conferir os valores de colesterol dos tipos LDL, VLDL e HDL.
Glicemia (jejum mínimo de 8 horas)
Exame conhecido também como teste de glicose, avalia a quantidade dessa substância presente no organismo. É ideal para pessoas com diabetes, para fazer o seu controle durante o tratamento ou para diagnosticar a doença.
Creatinina e Ureia (jejum mínimo de 4 horas)
Exame realizado para verificar o funcionamento dos rins. A principal função desse órgão é filtrar o sangue, retirando toxinas como a creatinina e a ureia. Se o valor dessas substâncias estiver altas, os rins podem estar com problemas de funcionamento. A partir dos valores de creatinina e ureia, é possível ver o volume de sangue que está sendo filtrado por minuto (taxa de filtração glomerular). Quando essa taxa está abaixo de 60 ml/minuto, o indivíduo pode estar sofrendo de insuficiência renal.
Albumina (jejum mínimo de 4 horas)
É a proteína mais importante do plasma humano, que existe em maior quantidade no sangue e é sintetizada pelo fígado, auxiliando no diagnóstico de doenças como a cirrose. Essa proteína é responsável por regular a pressão do sangue.
Fósforo, Cálcio, Sódio e Potássio (jejum mínimo de 4 horas)
Exame responsável por verificar os valores desses minerais no corpo. Se houveram alterações desses minerais no organismo, o médico deverá investigar o motivo delas. TGP (ALP) e TGO (AST). Esses exames analisam a saúde das células do fígado. Se os valores estiverem alto, significa que há lesões nas células hepáticas, indicando doenças como a hepatite.
T4 livre e TSH (jejum mínimo de 4 horas)
Exames utilizados para verificação do funcionamento da tireoide e é utilizado para identificar doenças como o hipertireoidismo e hipotireoidismo.
Ácido Úrico (jejum mínimo de 8 horas)
Esse exame serve para diagnosticar o aparecimento de doenças como cálculos renais e gota.
PSA (jejum mínimo de 4 horas)
O exame PSA é solicitado para diagnóstico das doenças prostáticas, estadiamento do câncer de próstata (ou seja, avaliar a extensão da doença no organismo, tanto no local da próstata, nos tecidos prostáticos e na pelve, assim como se há metástase), prognóstico (como vai evoluir o paciente com o tratamento), monitorar a resposta do tratamento e detectar a recidiva do câncer da próstata (retorno da doença em algum lugar do organismo após o tratamento).
- Não ejacular por 48 horas antes da coleta
- Não realizar exercícios que causem impacto no períneo, como andar de bicicleta (principalmente as de selim estreito), equitação
- Não fazer sexo anal antes do exame
Urina Tipo 1 (EAS)
Exame simples que consiste em analisar a função dos rins e também identificar infecções urinárias. Já a urocultura é outro tipo de exame mais complexo que identifica a existência da infecção urinária, a bactéria causadora e verifica quais são os antibióticos necessários para combater a infecção. Para recolhimento desses materiais:
- Não é necessário jejum;
- Usar o material cedido pelo hospital;
- Para homens: não colher o primeiro jato, começar a colher no meio da micção;
- Para mulheres: não colher urina se estiver usando alguma pomada ou em período de menstruação;
- Coletar a primeira urina da manhã ou de duas horas após a última micção.
Exame de Fezes
O exame parasitológico das fezes é utilizado para verificar a presença de bactérias e parasitas nas fezes, sangramento gastrointestinal, distúrbios hepáticos, etc. Para o recolhimento desses materiais é necessário:
- Usar o coletor dado pelo hospital para tal fim;
- Tomar cuidado para não misturar as fezes com urina ou líquido do vaso sanitário;
- Colher muco ou sangue que possa ter saído junto às fezes.
*Demais exames consulte recepcionista da clínica.