A Medicina do Trabalho é uma especialidade da medicina com o principal objetivo de prevenção das doenças no trabalho.
Não é de hoje que é uma preocupação, já em 1950 a OIT – Organização Internacional do Trabalho e a OMS – Organização Mundial de Saúde definiriam:
Saúde Ocupacional é a promoção e manutenção do mais alto grau de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as ocupações, impedindo partidas de saúde, controle de riscos e a adaptação do trabalho às pessoas, e as pessoas para os seus empregos.
O que podemos chamar também de Saúde ocupacional lida com todos os aspectos da saúde e segurança no local de trabalho e tem um forte foco na prevenção primária.
A saúde dos trabalhadores tem vários determinantes, incluindo fatores de risco no local de trabalho que levam a cânceres, acidentes, doenças músculo-esqueléticas, doenças respiratórias, perda auditiva, doenças circulatórias, distúrbios relacionados ao estresse e doenças transmissíveis e outros.
Também atua na adaptação do trabalho às capacidades dos trabalhadores, à luz do seu estado de saúde física e mental.
A Convenção da OIT sobre Serviços de Saúde Ocupacional (No. 161) e as recomendações da OIT sobre Serviços de Saúde Ocupacional (N.º 171) foram adaptadas em 1985.
O Médico do Trabalho age principalmente na prevenção da doença onde o trabalhador em um determinado setor possa vir a desenvolver. Ele através de observações feitas no ambiente de trabalho pelo Engenheiro ou Técnico de Segurança elabora um documento chamado PCMSO.
Através destes Laudos o Médico do Trabalho elabora ações para a prevenção de possíveis doenças nos trabalhadores relacionadas a cada setor.
A Medicina e Segurança do trabalho e suas ações visam a melhoria do ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador, sendo um indicativo de que a empresa se preocupa com o bem estar de seus colaboradores.
A saúde de seus colaboradores em boas mãos!