Se você pertence ao grupo de risco (idosos e pessoas com doenças crônicas), já deve saber os motivos para que evite a circulação em lugares com grande movimentação de pessoas. Como você se encontra mais vulnerável a doença, aglomerações e espaços fechados são um grande perigo para a sua saúde, devido à maneira como o coronavírus é transmitido. Vamos relembrar como ocorre a transmissão?
O coronavírus é transmitido de pessoa para pessoa, ou seja, geralmente após contato próximo com um paciente infectado, por exemplo, no local de trabalho, em um centro de saúde, ou no transporte público. De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. A grande questão é que, ao circularmos desnecessariamente pela cidade, corremos não só o risco de ficarmos doentes mas também de transmitir o coronavírus para mais pessoas.
Se você não se encaixar no grupo de risco, isso não impede que você tenha coronavírus e assim, acabe contraindo os sintomas da doença. Além disso, é importante pensar na responsabilidade que temos com os outros, especialmente as pessoas que são mais vulneráveis aos efeitos do vírus. Ou seja, ao continuar frequentando lugares com grande circulação de pessoas, você se expõe ao vírus e assim, expõe também seus familiares, amigos, idosos e até mesmo pessoas desconhecidas que podem compartilhar o mesmo ônibus ou academia que você. Pense nisso antes de sair de casa de maneira desnecessária.
Em caso de algum sintoma, procure um médico!