As gestantes estão no grupo de risco e precisamos reforçar os cuidados, bem como garantir que o acompanhamento, tão indispensável ao período, seja realizado.
▪️ Gravidez e amamentação
Não existem dados que comprovem que a mãe possa transmitir o vírus para o bebê durante a gravidez, porém, gestantes sofrem alterações em seus corpos que podem aumentar o risco de algumas infecções e fazem parte do grupo de risco para infecções respiratórias, devendo tomar todas as precauções.
Sobre as lactantes infectadas ou com suspeita de infecção, o ofício esclarece que ainda não há comprovação de que o novo coronavírus seja transmitido através do leite e que a mãe não precisa ser separada do bebê. De qualquer forma é imprescindível a adequada lavagem das mãos antes e depois da amamentação ou da ordenha do leite materno.
Durante a amamentação, todas, infectadas ou não, devem usar máscara para proteger o bebê de gotículas de saliva que possam ser transmitidas da mãe para o filho.
▪️️ Pré-natal
A regra é de que o pré-natal seja mantido normalmente, tomando sempre os cuidados de higiene e evitando contato e aglomerações. Caso a gestante apresente sintomas de gripe, consultas e exames de rotina devem ser adiados em 14 dias.
▪️ Cuidados necessários
Higiene, a forma de prevenção é a mesma recomendada para todas as demais pessoas: lave sempre as mãos com água e sabão, evite aglomerações, evite tocar os olhos e a boca. Caso precise sair de casa, utilize máscara de proteção e capriche na higienização.
Recomenda-se que haja distância de dois metros entre o berço do bebê e o leito da mãe.1