1 – Hidratação
O idoso já é mais desidratado por natureza, entre as condições normais do envelhecimento está a diminuição da água corporal e é necessário sempre guiar as pessoas idosas no verão a ingerir líquidos constantemente, mesmo que não estejam com sede. Importante lembrar que a hidratação é essencial para o funcionamento dos órgãos, inclusive o cérebro.
2 – Evitar exposição excessiva ao Sol
Como já foram expostos ao Sol durante toda a vida, é comum que a partir da terceira idade surjam as lesões pré-cancerosas e os cânceres de pele, relacionados à exposição solar. Idosos de pele mais clara ou aqueles que tiveram condições de pele precisam de atenção especial quando se trata de exposição ao Sol.
3 – Uso de hidratantes
Como possuem menos água no corpo, estando mais sujeitos à desidratação, os idosos podem se favorecer do uso de hidratantes. Usar sabonetes neutros ou com hidratantes, assim como a administração de cremes após o banho, evitando coceiras e pele machucada.
4 – Banhos adequados
O gosto por banhos quentes e uso de buchas são fatores que podem ser somados à desidratação natural entre os idosos, podendo provocar a perda de parte da gordura da pele. Por isso, banhos mais curtos, não excessivamente quentes, e evitando esfregar o corpo com materiais que machuquem a pele. Evite sabonetes bactericidas, pois esses costumam agredir a derme.