Grau I: primeiros sinais
Neste primeiro momento, as veias hemorroidais apresentam um ligeiro aumento de número e tamanho, mas sem projeção externa. O sintoma mais frequente do primeiro grau é o sangramento, que pode ser percebido no vaso sanitário ou no papel higiênico, durante a higiene.
Grau II: dentro e fora
Entre o primeiro e segundo graus, os sintomas das hemorroidas parecem ser os mesmos. No entanto, ocorre a exteriorização do tecido mucoso com as hemorroidas. Essa projeção acontece durante a evacuação, mas por pouco tempo. O tecido volta para dentro do ânus espontaneamente.
Grau III: ajuda manual
A condição do paciente torna-se mais complicada à medida que as hemorroidas evoluem para os graus III e IV. O que caracteriza o terceiro grau é a exteriorização das hemorroidas, que não voltam para dentro do ânus de forma espontânea, como no grau anterior. Na hora de usar o banheiro, o paciente consegue sentir que a hemorroida saiu, precisando empurrá-la para dentro do ânus com a própria mão.
Grau IV: cirurgia
No último e mais grave. O desconforto do paciente é mais intenso porque o prolapso hemorroidário não retorna de forma alguma ao canal anal, nem com a ajuda das mãos. Muitas vezes, por medo ou vergonha do diagnóstico, pacientes com hemorroidas internas adiam o tratamento médico até o limite, quando elas se tornam irredutíveis, no quarto grau.
🩺Aqui na Clínica Big Doctor você encontra Médicos Especialistas e Exames ao alcance de todos, com preços acessíveis e sem burocracia!