Segundo a Associação Brasileira de Gagueira aproximadamente 1% da população apresenta essa dificuldade e este número é considerado muito significativo. As crianças acabam sofrendo um pouco mais com essa dificuldade, como preconceitos na família e na escola, isso influencia no desenvolvimento e acaba criando traumas que podem ser mais difíceis para serem revertidos.
Aproximadamente entre os 3 e 6 anos a criança está na fase de aquisição da linguagem, aumentando o vocabulário e organizando em frases e sentenças. Neste momento é muito comum aparecer a desfluência que tem recuperação espontânea e tende a diminuir assim que a linguagem se desenvolva. Muitos pais confundem com a gagueira já que pode iniciar na mesma época, por esse motivo se deve fazer o diagnóstico diferencial com especialista.
Existem graus de desenvolvimento para a desfluência e que o profissional especialista irá trabalhar com essas dificuldades com o tratamento adequado para cada uma. Quanto mais severo for o quadro mais a criança sofre e modifica seu comportamento.
Os pais possuem um papel fundamental no processo de tratamento de seus filhos, eles devem acolher suas crianças, deixar que elas se comuniquem sem pressa, reduzir o número de perguntas, demonstrar atenção, incentivar seus filhos a falarem sobre o que eles gostam e dar todo o seu apoio.
🩺Aqui na Clínica Big Doctor você encontra Médicos Especialistas e Exames ao alcance de todos, com preços acessíveis e sem burocracia!