▪️ Azeite no lugar do óleo vegetal
É comum o uso de óleo para cozinhar, fritar e temperar os alimentos. Ao contrário do que se pensa, o azeite aquecido não é ruim para a saúde. Ao preferi-lo para os preparos, use azeite virgem para temperaturas elevadas e o azeite extravirgem para temperar saladas.
▪️ Pipoca feita em casa x pipoca pronta
Estourar o milho na panela com um pouco de azeite é mais saudável do que a versão pronta da pipoca. Tanto no micro-ondas quanto na panela, a pipoca pode ser um lanche leve, desde que você não exagere nas quantidades de azeite e sal.
▪️ Alimentos congelados no lugar dos enlatados
Priorizar os alimentos congelados, como aquele mix de legumes, pode ser uma alternativa para não ficar sem no dia a dia. Já alguns enlatados são opções interessantes também para preparar diversas receitas, desde sanduíches a saladas.
▪️ Alimentos integrais no lugar dos refinados
Ninguém precisa abrir mão do pãozinho, do arroz ou do macarrão que tanto gosta. A dica é incluir aos poucos versões com cereais integrais e ir adaptando ao paladar. O arroz branco pode ser substituído pelo integral, negro e os sete grãos, por exemplo.
▪️ Um dia de cada vez
Adaptar o paladar é um processo de aprendizado contínuo. Não precisa mudar tudo de uma vez e nem abrir mão do gosto da comida.
🩺Aqui na Clínica Big Doctor você encontra Médicos Especialistas e Exames ao alcance de todos, com preços acessíveis e sem burocracia!